Betta Project - A DNA Experience

Bettas de Genética Superior

Uma metodologia completa para você atingir seus objetivos com a criação seletiva de bettas

Conheça, aprenda e divulgue! O hobby só tem a ganhar

Exemplos de cores do peixe betta

 
betta azul aço

Betta Azul Aço

betta lavender salamander

Betta Lavender Salamander

Gostaríamos de ajudar você!
Participe de nossa pesquisa

 

betta azul royal

Betta Azul Royal

betta azul celeste

Betta Azul Celeste

betta chocolate

Betta Chocolate

betta black dragon

Betta Black Dragon

betta black lace

Betta Black Lace

betta black orchid

Betta Black Orchid

e tantos outros... Veja aqui a diversidade de possibilidades (cores, arranjo de cores e formatos).

A escolha de sua matriz para geração de novos exemplares depende de seu objetivo: apenas mantê-los, apenas reproduzi-los ou estudar sua genética, reproduzi-los por meio da criação seletiva e concorrer em exposições especializadas de bettas, e comercializá-los visando para uma renda extra ou mesmo principal.

A experiência com os bettas pode ser divida em 5 etapas: manejo básico, manejo reprodutivo, estudo de sua genética, julgamento de matrizes e exposições especializadas.

Clique abaixo e veja mais detalhes sobre cada fase.

O manejo básico trata justamente das técnicas, ou rotinas, que devem ser realizadas para a manutenção do exemplar (ou matriz) domesticado: controle de doenças, parâmetros físico-químicos da água, alimentação e tudo que se relaciona com a vida do animal. Quer mais informações sobre manejo básico? Confira nossos artigos sobre o assunto.

O estudo da genética do betta, imprescindível para a obtenção de exemplares com maior qualidade genética, resulta em maiores taxas de sucesso quando duas matrizes reproduzem: permite predizer, por meio dos Quadros de Punnett (Reginald Punnett, década de 1900), as probabilidades de ocorrência de cada caracaterística visual (corres, arranjo de cores e formatos; entende-se por fenótipo cada uma delas) herdadas das matrizes. A partir destas informações, aplica-se a criação seletiva, que consiste, fundamentalmente, na ação humana visando resultados diferentes daqueles gerados na natureza, cada qual em seu habitat natural ou região geográfica. Quer mais informações sobre a genética do betta? Confira nossos artigos e nosso Curso sobre a Genética do Betta.

 

O julgamento de bettas torna-se necessário para fins de troca entre criadores ou seleção de matrizes (criação seletiva) com as qualidades desejadas. O julgamento de bettas consiste, portanto, na avaliação dos exemplares quanto a cores, arranjo de cores e formatos - foco deste projeto. Há outras características que podem ser julgadas, como o grau de agressividade de cada exemplar. Nesse sentido, note que os machos devem ser mais agressivos que as fêmeas para que a reprodução do betta ocorra. Quer saber mais sobre julgamento de bettas? Conheça nossas propostas para aprender a julgar um betta quanto à beleza estética.

Exposições especializadas de bettas são o ápice do processo de criação, uma vez que submete matrizes a julgamentos padronizados, promovendo a competição sadia entre criadores de bettas, premiando aqueles peixes de maior beleza estética estável, surgindo aqui o conceito de betta de linhagem.


Betta Project - A DNA Experience

Quem somos, frentes de trabalho e visão a longo prazo

Este projeto visa ensinar ao aquarista, mesmo que iniciante, todos os passos para que possa transcorrer e interagir em todas as etapas do processo de criação de bettas.

O entendimento da inter-relação dos genes, genótipos, traços e seu efeito no fenótipo, especificamente aqueles que atuam na beleza estética do betta, é essencial na criação deste magnífico peixe quando a melhoria genética das matrizes e ninhadas é almejada.

Nosso intuito é ensinar e promover a filosofia do Betta com Genética Superior.

Vitor Calil Chevitarese, brasileiro, engenheiro e criador de bettas desde 1965 é estudioso da genética do betta. Estudos, observação e apontamentos criaram um know-how significativo quando o assunto é relativo ao betta.

Guilherme Fenselau David, brasileiro, engenheiro e aquarista desde o ano de 1992 também apoia o projeto.

Nossa visão é encantar criadores com a filosofia da criação seletiva de bettas.

betta project - manejo básico de bettas betta project - manejo reprodutivo de bettas betta project - genética dos bettas betta project - julgamento de bettas betta project - exposições especializadas de bettas
Clique na respectiva imagem mais informações sobre tema
 

 

© 2014-2021 Betta Project - Todos os direitos reservados.