top of page

Um arsenal de ferramentas para você acertar na seleção de casais de bettas

Defina a linhagem e trabalhe continuamente visando sua excelência.

mais-informacoes

Saia da total incerteza nos resultados e determine a probabilidade de ocorrência dos traços genéticos

O conhecimento da genética do betta ampliará seus
horizontes na criação de bettas, seja você criador hobbysta ou profissional. Garantido!

image.png
Imagem1.jpg

Arrozais na Ásia: um dos habitats naturais dos bettas

Projete seu betta
1. Defina o fenótipo
2. Identifique os traços genéticos
3. Determine os genótipos
4. Busque reprodutores
5. Reproduza seus bettas
6. Aplique a criação seletiva continuamente
417.jpg
774.jpg
833(1).jpg
483.jpg
940.jpg
842.jpg
839.jpg
LT- (60).jpg
LT- (62).jpg
LT- (114).jpg
LT- (195).jpg
LT- (198).jpg
LT- (205).jpg

Conteúdo do Curso sobre a Genética do Betta

O conteúdo do curso é dividido em 8 módulos e novas atualizações que disponibilizamos à medida que lacunas são identificadas. É um processo de melhoria contínua baseada no feedback dos alunos.


Módulo 1: Conceitos básicos sobre genética

Estudaremos conceitos básicos sobre a genética para que compreender os módulos seguintes. Conceitos como gene, DNA, traço genético, cromossomo, gametas, lócus, genes alelos, genótipo, fenótipo, homozigose, heterozigose e outros conceitos serão abordados.

Módulo 2: A camada iridescente

Estudaremos como ocorrem os processos de produção de cores nos bettas, quais elementos bioquímicos são necessários. Também abordaremos quais o modelo teórico de cores nos bettas. Abordaremos todos os traços existentes hoje sobre as cores iridescentes.

Módulo 3: A camada preta

O que são bettas camboja blond, diferenças das diversas atuações destes genes nos fenótipos dos bettas iridescentes e/ou pigmentados. Estudaremos o tamanho dos melanóforos que resultam nos fenótipos black lace e o melano. Entenderemos por que se obtém grandes percentuais de peixes multicoloridos quando se trabalha com bettas negros. Cuidados necessários na escolha dos reprodutores. Estudo dos superblacks através dos diferentes tipos de melanóforos. Conheceremos também traço mármore, seu efeito nas ninhadas e a dificuldade de eliminá-lo.

Módulo 4: As camadas vermelha e amarela

Conheça os genótipos Er e Rl (extended red e red loss), e seu comportamento nas ninhadas, controle do traço não-vermelho, tais como fenótipos amarelo, pineapple, chocolate, rosado e alaranjado. Uma discussão dos fenótipos não-vermelhos será realizada. Através de discussões e informações, estudaremos nossa modelagem genética para os vermelhos e não-vermelhos, trazendo os tipos de pigmentação vermelha (pigmentos cereja e sangue) e sua interação exibida através dos quadros de Punnet, assim como considerações práticas de manejo das matrizes. Estudaremos o gene Vf (variegated fin) – o caso butterfly, detalhes técnicos que devem ser observados nos butterflies, a atuação da camada de fundo (ou camada amarela).

Módulo 5: As nadadeiras nos Bettas

Introduziremos o conteúdo com diversas informações sobre nadadeiras: estruturas, tipos de formatos, ramificações, qualidade do pedúnculo caudal e número de lóbulos das nadadeiras caudais. Entenda como deve ser o equilíbrio entre o tamanho do corpo e das nadadeiras do peixe Betta. Saiba quais são os genes que envolvem o número de lóbulos das nadadeiras caudais. Conheça a ventralização nos bettas, assim como detalhes técnicos que podem denunciar no fenótipo de um single tail (ST), a presença do traço double tail (DT). Tipos de bordas das nadadeiras, detalhes técnicos a serem observados nestes fenótipos quanto à presença do traço crown tail e sua genética, fenótipos feather tail e rose tail e detalhes técnicos a observar. Ao final, estudaremos mais sobre a existência de determinado tipo de nadadeiras, tais como bettas dumbos, big ears e big caudal plakat.

Módulo 6: As máscaras nos Bettas

Aprofundaremos o estudo nas máscaras dos bettas, definindo o que são, quais são seus tipos, detalhamento da modelagem atual e a proposição de uma nova modelagem, mais abrangente, para os tipos de máscaras. Estudo dos diversos casos de acasalamentos de bettas com máscaras diferentes, detalhes técnicos que devem ser observados no fenótipo quanto à presença de um tipo de máscara parcial ou total.

Módulo 7: Os bettas gigantes

Estudaremos o que são bettas gigantes, quais cruzamentos resultam em um betta gigante, onde é seu habitat natural, nossa pesquisa e experiências com os bettas gigantes. Abordaremos o modelo atual para se estudar os Bettas gigantes e estudaremos nossa proposição de um novo modelo aplicado aos bettas gigantes.       

Módulo 8: A arte de projetar bettas

Faremos a análise detalhada de um caso prático, onde se consegue prever as ocorrências de possíveis fenótipos que surgirão na ninhada, suas porcentagens teóricas de
ocorrência, observação visual dos fenótipos dos reprodutores, informações fornecidas pelos criadores de nossas matrizes e os conceitos estudados durante todo o curso. Desenvolveremos com profundidade o betta black salamander

quero-ingressar

Características do aluno egresso

O que o curso te ensina

  • Desenvolve sua capacidade de análise sobre a aparência visual dos bettas;

  • Cores, distribuições de cores e formatos dos bettas atuais;

  • Sistemática com um exemplo de como desenvolver uma nova linhagem;

  • Todos os traços genéticos conhecidos dos bettas;

  • Como trabalhar com genes que não temos controle;

  • Apresenta novas modelagens genéticas para o betta, atualizadas e inéditas.
     

O que o curso não te ensina

  • Resultados do dia para a noite;

  • Lançar-se sem conhecimento na reprodução de bettas.

Conheça seu Instrutor: Vitor Calil Chevitarese

Biografia no mundo dos bettas: +50 anos de experiência

Criador de bettas desde 1965, iniciou o estudo da genética do betta na década de 1970. Após muito se fortalecer com seus insucessos no mundo dos bettas, ensina a todos a Arte de Projetar Bettas.

Possui grande interesse em preservar as já existentes linhagens e a desenvolver novas linhagens. Inclusive, no curso, abordamos a linhagem Black Salamander, algo inédito nos dias atuais, assim como nova modelagem para não vermelhos.

 

Seu desejo é a melhoria do plantel de bettas mundo afora.

O que você receberá

  • Livro de Estudos em PDF. Imprima, estude e preencha as lacunas;

  • Curso atualizado e didático, com a filosofia de melhoria contínua;

  • Mobilidade: acesse onde, quando e como quiser;

  • Pagamento flexível (cartão de débito, cartão de crédito, PIX e outros);

  • 7 dias de garantia. Devolvemos seu dinheiro se não gostar.

Desenvolva sua linhagens de bettas

Linhagens novas | Linhagens consagradas

Em breve

Ingressando no curso, você estará concordando com nossos termos e condiçõesPedimos gentilmente que leia antes de ingressar.

Clicando no botão abaixo, você será redirecionado

para a plataforma Hotmart, onde poderá fazer o pagamento.

 

Presente em mais de 200 países, a Hotmart é uma

plataforma focada em educação à distância

que ajuda a produtores e afiliados promoverem conhecimento.

Para nós, sua experiência como aluno é de essencial importância.

 

Clicando no botão acima e fazendo o pagamento, você terá dias de garantia a partir da liberação do acesso para testar o produto.

Caso não goste da dinâmica, do material ou do conteúdo, basta solicitar o reembolso, que é integral. Neste caso, liberamos o reembolso tão logo a plataforma nos avise.

Participe desta incursão! Temos plena certeza que este material será fabuloso para você aprender os traços genéticos, genótipos e a Arte de Projetar Bettas.

Participe e deixe seu testemunho! Queremos te ouvir nesta jornada!

Alguns depoimentos de alunos estrangeiros

testimonials.png
bottom of page