top of page

Bettas rim: quais são suas características e genética?

Recentemente, surgiram no mercado bettas intitulados como Betta Blue Rim, Betta Green Rim, Betta Copper Rim. São peixes belos, mas será que são replicáveis ou fruto do acaso?






Betta Blue Rim

Betta Copper Rim

Betta Green Rim

Neste artigo vamos fazer a análise dos traços que caracterizam estes bettas e apontar para trabalhos que possam gerar os mesmos resultados.


Quais são as características do fenótipo de bettas rim?


Veja as fotos inicialmente mostradas no início deste artigo.


Você perceberá que estes bettas possuem a borda das nadadeiras em cores iridescentes (azul, verde ou copper). Perceba que há falhas (ou diferenças) entre eles. Por exemplo, acreditamos que o betta bem à esquerda, o Blue Rim, esteja muito bem caracterizado.


No entanto, os bettas Copper Rim e Green Rim indicados têm, nas nadadeiras dorsal e anal, a banda de cor iridescente com diferença de largura entre si; o contorno colorido tem uma largura que vai diminuindo ao longo do corpo do betta.


Seria esta falha aceitável para caracterizá-los neste padrão? Não sabemos ao certo, mas acreditamos que não seria aceitável. De qualquer maneira, é algo muito recente para se determinar e consolidar mundialmente.


Por outro lado, observe que o betta Blue Rim tem infiltração azul nas nadadeiras pélvicas, o que visualmente o torna mais atrativo.


Como se origina o betta rim?

Bettas Blue Rim, Green Rim, Copper Rim e outros (sempre cores iridescentes!) são bettas dragon (azul, turquesa e copper) com forte vazamento do manto opaco sobre as nadadeiras. Entende-se como manto a cor sobre o corpo do betta apenas.


A lógica do arranjo de cores de bettas rim

Então, se este manto dragon avançar sobre as nadadeiras do betta como indicado nas imagens já mostradas, temos os bettas rim, cada qual com sua cor iridescente. Caso o manto dragon tenha coberto todo o corpo do betta, temos um Super White ou Milky.


Betta Milky: um betta dragon cujo manto avançou cobrindo todas as nadadeiras



Analisando fenótipos de bettas rim

Note que há uma falha no cobrimento do corpo do betta da foto acima, mostrando escamas azuis próximo do pedúnculo caudal. Trata-se, portanto, de um betta com marmorização; um betta instável.


Este betta, por sua vez, poderia ser chamado de Green Rim? O que você acha?

Note que o vazamento do manto dragon poderia ser diferente entre exemplares de mesma ninhada.


Se você quiser aprender mais a fundo sobre este e outros traços genéticos, indicamos nosso Curso sobre a Genética do Betta.


Gostou deste artigo? Indique-o para um amigo criador.


Desejamos sucesso com seus bettas!


Referências:

[1] Arquivo interno Betta Project

[2] Fotos da Internet

Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page